ALGUMAS COISAS PARA PENSAR:
Na educação os conceitos “terapêutico” e “pedagógico” se confundem e se complementam
Os
objetivos e procedimentos terapêuticos e educacionais são muito variáveis,
dependendo do comprometimento da pessoa com
N.E.E., nas suas diferentes dimensões.
Associar
aprendizagem também à mudança de comportamento, norteando a ação pedagógica.
“Educar uma criança com N.E.E. ou com dificuldade específica na aprendizagem é
uma experiência que leva o professor a questionar suas ideias, seus princípios
e sua competência profissional”
(Bereohff, Leppos e Freire, 1994)
Algumas atitudes de inclusão:
Preparo de toda a equipe para saber lidar
e a crença de que ele pode/deve ser incluída;
Compromisso e Envolvimento da equipe;
Quando
têm potencial cognitivo, maiores serão os resultados.
Protocolos como estratégias de
intervenção
Seja no atendimento clinico, ou educacional é importante como instrumentos para:
Avaliar áreas de funcionamento;
Adotar perspectiva cognitiva
desenvolvimental e/ou Psicanalitica, entre outras;
Documentar déficits e habilidades.
ALGUNS OLHARES QUE JUSTIFICAM A INCLUSÃO
O contato cotidiano com modelos
diferentes dos seus, dos colegas e de adultos;
§A interação cognitiva, trazendo a
possibilidade de acionar a ZDP desta criança;
§A possibilidade de imitar os colegas;
§Na ação de aprender a criança estabelece
contato com seu entorno, objetos e pessoas;
§É na escola que a criança terá desejo de
aprender e também fazer amigos;
§A possibilidade de viver momentos
alternados de presença e ausência do professor (para aprender é preciso sentir
falta, ter desejo. Na escola a criança é por ela);
§Criação de conflitos cognitivos;
§Experimentar níveis de exigência iguais
ou parecidos com os das outras crianças.
“Quem
deseja educar, deve estar absolutamente convencido de que o outro é
absolutamente educável”
(Charles Hadji)
amo muito isso.
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