domingo, 28 de abril de 2013

O computador e a criança Autista


Roteiro de Aula interativa para crianças Autistas com a história de Chapeuzinho Vermelho.

O COMPUTADOR E A LITERATURA INFANTIL COMO ALIADOS NA FORMAÇÃO DE LEITORES  AUTISTAS

Recursos e possibilidades de aprendizagem:
1- Leitura pela criança e/ou terapeuta;
2- Reconto Oral:
Através de questionamentos diretos(perguntas) objetivando exercitar a organização do pensamento espaço / temporal e estimulo ao discurso narrativo; Eles não compreendem que perguntamos para obter respostas;
3- Reescrita sob a  perspectiva da criança;
4- Novos encaminhamentos /analise de escrita/Oralidade

1- TEMA:
A  leitura de livros infantis no computador para crianças autistas.
OBJETIVO GERAL: Como a maioria das crianças autistas se recusa a ler livros impressos, o computador se constitui numa ferramenta atrativa para estimular a leitura de historias infantis visando a formação de leitores autistas, e objetivando  posterior leitura  do livro impresso.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Desenvolver o gosto e a fluência pela leitura de livros infantis;
Estimular através de questionamentos a abstração quanto a fatos implícitos utilizando as imagens da história (teoria da mente);
Iniciar produções escritas transpondo para o papel palavras, frases etc.  após a atividade no computador;
LOCAL: Sala de recursos multifuncionais na escola ou em ambiente de clinica/terapia psicopedagógica.
DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Em torno de 02 encontros semanais com duração de 30 minutos, durante 01 mês, ou ajustar de acordo com as demandas apresentadas pelo sujeito da aprendizagem. Esta atividade deve ser bem explorada e alternar com momentos de transposição de tudo que é estimulado no uso do computador para o livro impresso e a escrita no papel, fazendo relações um com o outro.
METODOLOGIA:
1-     Iniciar a atividade explicando de maneira clara e lúdica a atividade  que será realizada;
2-     Apresentar inicialmente o livro de historia Chapeuzinho Vermelho impresso para manuseio e conhecimento da história;
3-     Pesquisar com a criança através do google ou you tube a historia de chapeuzinho vermelho;
Ouvir a historinha em vídeo:
4-     Ver vídeos com versões diferentes da historia servindo de estimulo para a leitura pela criança a partir do computador;
Apresentação da historia de chapeuzinho vermelho por Magali  / Fonte:  Video retirado do You Tube: Magali em Chapeuzinho Vermelho 2: Maurício de Souza
http://www.youtube.com/watch?v=sx_4vgaeQqY

2-Download da história de chapeuzinho vermelho para leitura no computador realizada pela criança autista. (Click no Link abaixo que aparece a historia usada na atividade)

LINK: http://virtualbooks.terra.com.br/osmelhoresautores/download/chapeuzinho_vermelhoPat.pdf


3-     Atividade de Reescrita da Historia pela criança a partir das imagens constante neste vídeo abaixo. 

O professor deverá transformar as imagens do vídeo da historia numa  atividade com caixa de texto em power point para a reescrita  pela criança no próprio computador.
Esta atividade objetiva um exercício cognitivo que envolve a organização espaço temporal no desenvolvimento do pensamento da criança autista.

4-   Brincadeira e atividade interativa no livro de chapeuzinho vermelho e o meio ambiente.
Enfrente diversos desafios para chegar ao final da historia.

5-     Resgatar com a criança imagens da historia na Web através do Google e reescrever uma nova historia  de chapeuzinho vermelho de autoria da criança
https://www.google.com.br/search?hl=ptBR&q=a%20historia%20do%20chapeuzinho%20vermelho&psj=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&biw=1280&bih=709&um=1&ie=UTF8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=XwsYUY3EFMLS0wGYlYDwBw

6-     Outra historia infantil utilizada nesta aula após o término da atividade relacionada a Chapeuzinho Vermelho utilizando o mesmo roteiro:

O Homem que amava caixas
                     http://www.youtube.com/watch?v=kYTM02gZArw 

7-     Fazer filmagens em alguns momentos do processo para posteriores ajustes nas próximas atividades.

8- RESULTADOS

1-     Um dos resultados desta aula interativa: 
A Reescrita da historia de Chapeuzinho Vermelho a partir do vídeo da historia com imagens transformado em power point e A reescrita pela criança autista.








Um comentário:

  1. Oi, amiga!
    Meu notebook não tem power point e hoje eu estou com o tempo curto.
    Prometo que amanhã dou uma olhadinha na creche, tá?
    Ah, adiciona meu blog tbm...
    Estou compartilhando alguns momentos da minha cirurgia.
    Beijocas!

    ResponderExcluir